Departamento de Economia - 40 anos de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Endereço

Departamento de Economia
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
36.570-900, Viçosa-MG
Tel.: +55 (31) 3612-7050/7051
Fax.: +55 (31) 3612-7055
E-mail: dee@ufv.br dee

Extensão

Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL)
O PDPL presta relevantes serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite de Viçosa e região, transferindo tecnologias competitivas com vistas a aumentar a produtividade e manter o homem no campo. Faz acompanhamento econômico-financeiro das propriedades participantes por meio de softwares e intervenções gerenciais, objetivando maximizar o retorno, com sustentabilidade econômica, financeira, social, cultural e ambiental. Além disso, o Programa oferece estágios a estudantes da UFV e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais. Para maiores informações, clique aqui.

Núcleo de Elaboração de Projetos (NEP)
O NEP tem como objetivo elaborar projetos para captação de recursos públicos e privados para prefeituras e outras entidades de Viçosa e região. Os projetos são desenvolvidos por uma equipe formada por professores e estudantes do Departamento de Economia da UFV. Além da elaboração de projetos, o NEP oferece serviços de capacitação e consultorias técnicas para execução de diversas propostas. Os projetos elaborados relacionam-se à oferta de bens e serviços públicos, como infraestrutura, turismo, cultura, esporte, apoio ao desenvolvimento da indústria e da agricultura, saúde, educação e segurança pública. Para mais informações, clique aqui.

Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa)
O Departamento de Economia calcula e divulga mensalmente desde 1985 o IPC-Viçosa, que possibilita acompanhar a evolução dos preços dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores locais. clique aqui

Índice de Custos do Transporte Urbano (ICT-Viçosa) e Índice de Preços do Transporte Urbano (IPT-Viçosa)
O DEE calcula e divulga mensalmente desde julho de 2015 o ICT-Viçosa e o IPT-Viçosa. Esses índices são utilizados como referência nos processos de reajustes das passagens de ônibus urbano no município, estabelecendo regras claras para que não haja prejuízo nem para o consumidor nem para a empresa prestadora do serviço. O IPT-Viçosa mede a inflação dos principais bens e serviços utilizados pela empresa. É um índice destinado a captar flutuações de mercado e não depende das características específicas da empresa. O ICT-Viçosa, por outro lado, é calculado levando-se em consideração a evolução do custo operacional por passageiro transportado. Isso significa que mudanças estruturais na empresa que permitam ganhos de produtividade são captadas por esse índice. Em síntese, são dois indicadores que conseguem captar as flutuações de mercado e a evolução de custos e produtividade da empresa. Para acessar os boletins e obter maiores informações sobre a metodologia de cálculo dos índices clique aqui.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados